domingo, 1 de setembro de 2013

[Tutorial] Particionado cartão SD e habilitando partições

Nesse tutorial iremos particionar o cartão sd em 3 partes, EXT, SWAP e FAT32.

Partição" EXT"

Espaço que servira de auxilio a memória interna do seu aparelho, irei usar de Ex o Galaxy 5, ele possui memória interna em torno de 180 Mb, após habilitar a partição EXT o espaço total sera de 180Mb + o espaço EXT definido por você.

Partição "SWAP"

Espaço que servira de memória virtual no auxilio a memória ram do aparelho, cuidado ao utilizar a memória SWAP, pois ela fara uso constante do seu cartão e caso a leitura não seja rápida (geralmente cartões genéricos ou de classe baixa) ao invés de te ajudar irá comprometer o desempenho o seu aparelho. Qualquer remoção do cartão sem o desligamento correto do aparelho pode comprometer sua instalação Android e principalmente danificar seu cartão.

Os cartões possui categorias denominadas CLASSE. Essa classe diz qual a taxa de transferência de leitura/escrita por segundo. Quanto maior sua classe, mais velocidade desempenho o cartão terá.

Class 2 - 2 Mb/s
Class 4 - 4Mb/s
Class 6 - 6Mb/s
Class 10 - 10Mb/s
UHS-I 104 Mb/s

Partição "FAT32"

Espaço reservado para armazenar seus arquivos, fotos, videos, musicar e etc...

Particionando o cartão (Usado cartão de 2Gb como ex), com uma noção básica de utilização do CWM vamos as instruções.
1- Reinicie em modo Recovery (Recuperação), e no menu CWM selecione "Mounts and storage" - "Format/ sd card" , para limpar qualquer outro particionamento realizado anteriormente e apagar todos os dados do cartão.
2- Volte ao menu principal do CWM e selecione "Advanced" - "Particionar SD Card".
Escolha os valores a seguir para as partições.
Ext Size - 512Mb (esse espaço fica a seu critério lembrando que servira de memória interna auxiliar para seu aparelho no meu SD de 8G uso 1024Mb)
Swap Size - 64Mb (Use no máximo 128Mb)
O restante do cartão será usado como FAT32.
3- Volte ao menu principal CWM e selecione "Wipe data/factory reset" - "Yes - - delete all user data."

Caso haja problema com o cartão durante o processo de execução no CWM selecione "Advanced" - "Reboot Recovery" e o cartão será detectado novamente após o reinicio do CWM. Se necessario repita os passos do particionamento.


Habilitando partição EXT.

Baixe e instale o app S2E (Simple2Ext) gratuito no Market. Depois de instalado abra o app, permita o acesso root (tenha cuidado para não marcar nada errado) aperte o botão "Menu" - Selecione "Definições" - e marque a opção "Montar como ext4", em seguida reinicie o aparelho.

EDIT ----

Depois de muito tempo sem precisar resetar meu aparelho, tive um problema e tive que resetar, refiz o particionamento mais tive um problema na hora de habilitar o s2e toda hora que motava como ext4 não conseguia habilitar as aplicações, então refiz o particionamento e não montei como ext4 somente habilitei as aplicações. Deu tudo certo, vai a dica, se tiverem esse problema podem tentar.
Refiz desse processo abaixo.


Após seu aparelho reiniciar abra o app S2E no menu principal do app selecione as caixar "Aplicações" - "Aplicações privadas" - "Cache Dalvik" e "Cache de downloads", Reinicie o aparelho.

Após reiciciar o aparelho baixe e instale o app "FreeSpace" (gratuito no market),
Esse app ira te monstar em detalhes o uso de todas as partições utilizada.

Cache - usado para acelera a abertura dos apps.
Data - espaço interno do aparelho. (Tenho vários apps instalado em meu aparelho e não esta nem na metade da memória interna.)
Ext - Partição ativada pelo S2E e sendo utilizada para controlar o Cache e alocação dos apps.
SD-Card - Partição FAT32 criado para armazenar seus arquivos.
System - Uso interno do aparelho.



Habilitando partição SWAP.



Por padrão a partição SWAP vem desabilitado, para habilitar abra o app "Terminal Emulador", se não tiver instalado baixe no market.
Se o teclado não aparecer aperte o botão menu em seguida selecione "Abrir teclado".
Digite "su" (Super User) e aperte enter, conceda permissão de super usuário.


Digite "madconfig swapon" e aperte enter.



Digite "madconfig swapon" e aperte enter.


Feito esse processo reinicie o aparelho, pode ser manualmente ou no terminal mesmo digite reboot e em seguida enter.

Após reiniciar o aparelho certifique-se que a opção "Compcache" esteja desabilitada, vá em "Configurações" -  "Configurações CyanogenMod" - "Performance" - "Usar Compacache" - Marque a opção "Desabilitado", e reinicie o aparelho.

Posso afirmar que depois que particionei meu cartão sd, tive um aumento muito considerável tanto na velocidade do meu aparelho, como na memória interna (com todos meus apps e jogos instalados ainda tenho 138Mb de memória interna livre).


Fonte e créditos "felipearon.net".


Qualquer duvida poste um comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário